(21) 3649 0041

Fale
por WhatsApp

Fale
por E-mail

Tendências em marketing digital: veja o que há de novo!

Tendências em marketing digital para 2018 ajudando o marketing.

Tendências em marketing digital: veja o que há de novo!

O marketing digital está em constante evolução, reformulando-se a cada ano. Em 2018, não poderia ser diferente. Basicamente, todos os dias novas ideais e conceitos surgem dando fôlego ao mercado em ebulição. De olho nesse processo, empresas e agências estão de olho em tendências em marketing digital que gerem resultados positivos às suas ações.

Para você -que tenho certeza que é super antenado- e que quer estar um passo adiante da concorrência, produzimos esse material com as principais tendências em marketing digital para 2018, que te ajudarão a alavancar o seu negócio.

Confira as tendências em marketing digital para 2018!

Tendências 2018 no marketing.

Realidade virtual e aumentada

Mais do que informar o público sobre um determinado produto ou serviço, é necessário que o envolva emocionalmente por meio da experiência.

A empresa de turismo BEST WESTERN Tarobá Hotel e Eventos, por exemplo, emprega desde 2013 o tour de 360 graus de seus hotéis. Acessando o site da empresa, os clientes conseguem conhecer os detalhes do local onde pretendem se hospedar antes mesmo de realizarem as reservas.

Mesmo que o segmento de games seja a maior aposta para empresas pioneiras de realidade virtual, é importante a gente destacar que essa tecnologia pode ser aplicada em outras áreas como educação, saúde, engenharia e entretenimento.

Em um mercado que movimentou cerca de US$ 2,3 bilhões em receitas, empresas de realidade virtual como Google Cardboard, PlayStation VR e Oculus Rift ajudam grandes marcas a construírem uma régua de relacionamento com o target.

Inteligência artificial no atendimento ao público

O uso da inteligência artificial não é algo estranho para o o mundo do marketing digital. Aplicativos de automação, por exemplo, são frequentemente empregados no disparo de e-mail marketing.

Ocorre que esse procedimento está sendo aplicado em outras situações. Prova disso é uso do chatbot no atendimento ao público. Ele é um programa de computador que simula a conversa humana. Atuando principalmente no Facebook, o chatbot é uma ferramenta e tanto para quem trabalha como social media.

Outra novidade que não podemos deixar de falar aqui é o WhatsApp Business. Lançado na última quinta-feira (18/1), o aplicativo promete ser um facilitador para pequenas e médias empresas. Imagine só no quanto seria interessante utilizar essa ferramenta para estreitar relações com o público-alvo e, consequentemente, atendê-lo de uma maneira mais proveitosa?

Conteúdo otimizado para a voz

Nos últimos 3 anos, impulsionada pela popularização do WhatsApp, a otimização do conteúdo para voz se destacou ainda mais. Por meio do áudio, a empresa pode produzir um conteúdo que responda às perguntas sobre as palavras-chave e as tags que representem valor para marca. Lembrando que é fundamental que se forneça respostas rápidas e incisivas a fim de que a pesquisa por voz seja eficiente. O ideal é que o conteúdo seja montado de acordo com os padrões de SEO tradicional para que o mecanismo de voz identifique o contexto do conteúdo em si.

Uma vez que o site esteja otimizado para o recurso de voz, ele se torna muito útil para aquele usuário que deseja explorar a página sem precisar digitar. Isso sem contar que a ferramenta de voz facilita a experiência do usuário com deficiência motora. Há algum tempo, a Apple vem aprimorando o Siri, um assistente que atende por comando de voz. Tal ferramenta possibilita fazer ligações e realizar pesquisas na internet.

Outra vantagem é a possibilidade de adquirir leads através da otimização para voz. Como? É simples! Você pode colocar um rápido cadastro antes do ouvinte der o play. Com isso, é possível trabalhar uma régua de relacionamento com essa pessoa. Legal, né?

Por último, a experiência via áudio humaniza o conteúdo ao possibilitar a gravação da voz humana, tornando a experiência muito mais pessoal.

Marketing personalizado

Na realidade, o marketing personalizado funciona como mais uma estratégia a mais para segmentar o público, levando em consideração diferentes aspectos como: quem são? / onde estão? / por que e como acessam o conteúdo?

Atualmente, mecanismos de análise de tráfego virtual como o Google Analytics e o Google AdWords fornecem aos profissionais de marketing as informações necessárias para personalizar a experiência do visitante de sites, páginas no Facebook, blogs e landing pages. O tipo de conteúdo mais adequado à leitura do usuário, produtos que lhe sejam úteis e sugestões de compra, tudo isso pensando na experiência de acesso do consumidor em potencial.

Internet das coisas + marketing digital

Quem é ligado em tecnologia e inovação reconhece o potencial da Internet of Things (IoT), a Internet das Coisas. Hoje em dia, pode-se dizer que a IoT está longe de fazer parte de uma utopia futurista. Ela faz parte do presente e dita a relação homem-tecnologia.

Deparando-se com o cenário brasileiro no qual a IoT conectou quase 150 milhões de objetos e movimentou U$ 4 bilhões, em 2016, o marketing digital encontra o território perfeito para atuar na relação entre as pessoas, produtos e mídias.

São diversas as possibilidade da Inteligência das Coisas ser aplicada ao marketing digital. Dentre elas, podemos citar o modo como as pessoas se relacionam com os produtos. Imagine só receber em seu smartphone uma lista com os produtos que faltam em sua geladeira. Pense só na grande sacada que seria as empresas do ramo alimentício colocarem chips em seus produtos para informar ao usuário sobre o que já foi gasto. Uma ótima maneira de se manter presente na mente do consumidor e incentivá-lo a comprar mais.

A Sensorial te ajuda com a sua estratégia de marketing digital

Ufa! São muitas as possibilidades que as tendências em marketing digital trazem às empresas, né não? Se você se interessou por alguma dessas novidades, mas não sabe muito bem como aplicá-la em seu negócio, fique tranquilo, amigo. Conte com a Sensorial para te ajudar a definir melhor qual das tendências em marketing digital utilizar.

A Sensorial é uma agência de planejamento digital que possibilita empresas de diferentes tamanhos a se aproximarem de seus públicos. Entre em contato conosco e veja como bombar a sua empresa aplicando as tendências em marketing digital!

No Comments
Post a Comment