(21) 3649 0041

Fale
por WhatsApp

Fale
por E-mail

Modo noturno: um recurso que merece mais da nossa atenção

Modo noturno: um recurso que merece mais da nossa atenção

Já parou para pensar em um recurso que torne sua leitura mais confortável e de quebra te ajuda a ter uma noite de sono melhor? Bom, esse e o objetivo do modo noturno. Um filtro que deixa as cores do seu aparelho menos azuis e as torna mais quentes.

Enquanto está de dia, olhar para a tela do seu computador, celular ou tablet e uma ação que não causa incômodo. Durante a noite, a situação muda um pouco. Com a visão já cansada, você tem duas opções: Usar menos o computador ou fazer com que o mesmo emita luzes mais confortáveis e não tão prejudiciais para o seus olhos. Para isso, ative o modo noturno.

shutterstock_268450487

Como funciona e por que acontece?

Pode parecer besteira mas há uma explicação científica a cerca da função de modo noturno. Na maioria dos displays, os pixels são formados por três cores primárias (vermelho, azul e verde). Cores essas que apesar de serem emitidas de forma simultânea, nossa córnea não as absorvem do mesmo jeito.

Através dos fotorreceptores, células responsáveis por captar a luz que chega à retina e de lá para o cérebro. As cores ganham várias tonalidades. Em especial, a luz azul é absorvida pela melanopsina, um fotopigmento que é encontrado no fotorreceptor da retina.

Quando sensibilizada pela luz azul, a melanopsina “envia” uma mensagem para que o cérebro possa produzir a melatonina, que nada mais é do que o hormônio capaz de controlar o sono. Vamos pegar como exemplo um processo bem natural e que você provavelmente já está acostumado.

Durante o dia, em razão da radiação solar que recebemos, o nosso corpo sabe que não é hora de dormir ainda. Quando o sol começa a se por, o corpo entende que a hora de dormir está próxima e começará a produzir melatonina. Logo, com a combinação de celular + cama e, por causa da grande quantidade de luz azul que vem da tela do seu aparelho (que chega a ser bem maior do que a luz incandescente), seu cérebro continuará achando que não é hora de dormir. Isso consequentemente prejudicará o seu sono.

shutterstock_546873529

Dispositivos com modo noturno

Sendo assim, aplicativos que possuem a função de modo noturno, regulam a quantidade de luz azul que é emitida. Através de um filtro, o display fica com uma tonalidade alaranjada, semelhante a uma luz incandescente.

Na versão 9.3 do iOS, quem possui iPhone 5s ou modelo superior, terão como ativar o Modo Nortuno. E também melhorar a qualidade de sono, o que é importante. E isso mesmo que façam uso do aparelho em horários tardios. A verdade é que há anos existem aplicativos para controlar as cores de tela do celular. Porém, a Apple foi a fabricante pioneira neste recurso. Usuários de outros marcas também podem usufruir desta funcionalidade. 

Por: Brenda Almeida

No Comments
Post a Comment